data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos
Com expectativa de desenvolvimento e atração de investimentos, uma das demandas do setor empresarial de Santa Maria, os voos com rota direta entre a cidade central do Estado e São Paulo, deve começar a ser atendida a partir de 1º de novembro deste ano (confira no quadro abaixo). Isso em um contexto em que, entre 80% e 85% das demandas por voos para Porto Alegre são, justamente, como conexão para a sequência de viagem ao estado da Região Sudeste do país. Na semana em que as vendas de passagens iniciaram, representantes do setor já projetam um impacto positivo.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcio Rabelo, é inaceitável uma cidade com quase 300 mil habitantes não ter um voo direto para São Paulo, sendo necessário o empresário se deslocar, antes, até a Capital Gaúcha. A nova opção é avaliada como positiva.
- Ela veio tarde, mas como costumo dizer, antes tarde do que nunca. Estamos na expectativa também da ampliação do aeroporto, o que a gente avalia ser ponto fundamental, pré-requisito, inclusive, para atração de investimentos, até indústrias. Muitos dos empresários de Santa Maria têm seus negócios atrelados com fornecedores, importadoras de São Paulo. Muitas das lojas que comercializam artigos de vestuário são abastecidos com produtos vindos de São Paulo. Essa conexão vai ser muito positiva para a melhoria do desenvolvimento dessas atividades dos empresários e para o desenvolvimento de Santa Maria - comenta Rabelo.
Atualmente, há uma operação diária entre Santa Maria e a Capital. Aos sábados, o horário de chegada em Santa Maria é às 11h40min e saída à Capital gaúcha às 12h25min. Nos demais dias da semana, os voos tem chegada em Santa Maria às 16h40min e saída para Porto Alegre às 17h25min.
Ainda em relação a essa nova operação Guarulhos-Santa Maria, o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir José da Costa, vê com bons olhos, apesar da tristeza de isso ocorrer com uma aeronave pequena.
Petrobras anuncia redução no preço do gás de cozinha
- Porque estamos atrasados com a reforma do nosso hangar. Santa Maria ficou fora, perdemos a oportunidade quando foram lançadas as licitações de ter entrado com o projeto, na época, certo. Mas o importante que há essa intenção da prefeitura já com recursos previstos da Anac, com recursos previstos do próprio município, para que a gente possa evoluir na ampliação do aeroporto para ter aeronaves maiores - comenta o presidente da entidade.
Ainda conforme ele, o início da operação é bastante importante em função da maioria dos voos internacionais ocorrer em Guarulhos, sendo um avanço e gerando oportunidades, também com a realização de eventos que demandem a vinda de palestrantes de fora do Estado e do país:
- Santa Maria precisa pensar como a região que está a 300 quilômetros, no máximo, de todas as fronteiras do Estado. É muito importante para a região.
Os voos entre Santa Maria e Guarulhos ocorrerão três vezes por semana.